4 ações fundamentais para o sucesso das equipes

Fonte: Administradores.com
23/07/2018
Contábil

Se tem uma palavra que está sempre no foco das equipes de RH e gestão de pessoas é engajamento. Cada vez mais ações são realizadas no sentido de identificar de que forma os negócios podem deixar os funcionários mais comprometidos com o seu propósito e, consequentemente, mais produtivos. E essa percepção já foi comprovada por pesquisas: de acordo com a consultoria Bain & Company um, um profissional engajado é 44% mais produtivo do que um trabalhador satisfeito. Se ele se sentir inspirado por seus líderes, sua produtividade no trabalho pode ser 125% em relação ao colega não satisfeito.

De acordo com o consultor empresarial Roberto Vilela, existem quatro questões que são essenciais dentro das lideranças. Para ele, são elas que contribuem no engajamento e na consequente melhora do formato de atuação e dos resultados.

1 - Ambiente organizacional

“Ninguém é produtivo em um negócio que não tenha propósito bem definido nem organização. Muitas vezes as empresas cobram os profissionais mas não deixam claro qual o objetivo, o que foi desenhado como resultado para o ano ou o semestre. Somado a isso, ter clareza em relação a cultura organizacional, discriminação de cargos e equipes, transparência na rotina de trabalho são questões fundamentais. Quanto mais confusas elas forem, mais difícil será alcançar o sucesso. Se você é líder, não abra mão de reuniões de esclarecimento nem do compartilhamento de informações. Uma equipe bem informada e integrada será mais produtiva”, indica Roberto.

2 – Avaliação de performance

Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, já deixou claro que só se pode melhorar aquilo que pode ser mensurado. Por isso não abra mão das análises de performance e o que levou a equipe a determinado resultado. “A desmotivação pode ser um fator para a baixa nas vendas e precisa ser contornada. Às vezes basta uma reorganização de tarefas para que os erros sejam reduzidos. Em outros casos, treinamentos são essenciais para aumentar os resultados. Acompanhe de perto as ações e veja como pode contribuir para o crescimento do time, seja com reuniões periódicas ou alteração em alguns aspectos do modo de trabalho”, avalia o consultor.

3 – Impacto do resultado

Seja bom ou ruim, o resultado do período sempre vai ter uma consequência. Cabe ao líder, segundo Roberto, saber como trabalhar com ele. “Seja para motivar, reorganizar, estruturar ou mesmo chamar a atenção. Você precisa estar pronto para lidar com qualquer ambiente, mesmo quando a crise econômica seja um revés nas vendas”, comenta.

4 – Relacionamento

Por fim, o relacionamento é, de acordo com o consultor, um dos pilares essenciais da gestão de pessoas. “Respeitar as diferenças é, por incrível que pareça, uma das coisas mais difíceis para os líderes. Muitas vezes a intenção é moldar o funcionário a tal ponto que foge da cultura da empresa e entra no âmbito pessoal. Cada um tem suas ideias e convicções, que devem ser respeitadas. Quando o profissional percebe que, dentro daquilo que se espera dele há também a consciência de sua individualidade, tende a produzir mais e com mais afinco”, conclui.

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