Mais da metade dos pequenos negócios aposta na Black Friday

Fonte: Diário do Comércio
25/11/2021
Vendas

Levantamento realizado pela Boa Vista mostra que 54% dos pequenos e médios empresários estão otimistas com as perspectivas de vendas durante a Black Friday, e esperam aumento do faturamento no período. No ano passado, a pesquisa havia registrado esse otimismo em 39% da amostra.

Embora as micro e pequenas empresas estejam mais confiantes este ano, o levantamento revela que elas têm enfrentado desafios como estoques baixos e falta de capital de giro: 62% dos entrevistados trabalharão com estoques ainda disponíveis, sem reposição, e outros 76% não farão contratações para o período.

Essas dificuldades, segundo a Boa Vista, se dão pela falta de capital de giro. Para driblar esses problemas e atrair o consumidor, a pesquisa mostra que um em cada quatro empresários vão optar por conceder desconto na data, enquanto um em cada cinco pretende criar promoções e estimular vendas nas redes sociais.

VENDAS ON-LINE

O levantamento detectou também um aumento significativo na quantidade de empresas que passaram a fazer negócios on-line nos últimos dois anos.

Cerca de 64% das micro e pequenas empresas estão apostando nas vendas pela internet, enquanto em 2019, menos da metade, 46%, faziam vendas digitais. “Esse aumento do uso do e-commerce foi impulsionado pela pandemia, quando as empresas passaram a investir na digitalização dos seus negócios para se adaptar às restrições sanitárias”, explica Flávio Calife, economista da Boa Vista.

Em contraste com a aposta nos meios digitais, mais da metade (60%) destas companhias não possui site próprio.

Para superar essa dificuldade, as alternativas passam por contar com o ambiente digital de fornecedores e parceiros, realizar campanhas por e-mail e buscar apoio em marketplaces.

As redes sociais passaram a ser a plataforma de vendas preferidas de 69% dos pequenos negócios.

CONCESSÃO DE CRÉDITO

Pela pesquisa da Boa Vista, 60% das micro e pequenas empresas afirmam estarem aptas a conceder crédito. No entanto, há algumas barreiras, entre elas, a necessidade de ampliar a atuação no mercado, apontada por 21% dos entrevistados, e a redução da inadimplência para gerar fluxo de caixa, listada por 16%.

Em contrapartida, 40% das empresas aptas a conceder crédito declaram que precisam de apoio para esse tipo de operação, ou seja, ferramentas para a analisar e conceder a melhor oferta.

Para 23% delas, a conquista de novos clientes poderia dar mais fôlego ao negócio. Já 20% consideram que a obtenção de crédito para o negócio seria a melhor alternativa para alavancar as vendas.

Desenvolvido por:

Desenvolvido por: