O mito da tecnologia difícil

Fonte: Faciap
09/08/2019
Tecnologia

Há comerciantes que ainda têm receio das coisas tecnológicas, mas a boa notícia é que elas estão cada dia mais simples

Basta uma conexão com a internet e muitas coisas se tornam possíveis: vendas para clientes que não precisaram ir até a loja, negócios fechados à distância, entregas confirmadas sem nenhuma ligação telefônica. Os comerciantes, inclusive aqueles que estão no ramo há muito tempo, conhecem as ferramentas. Mas muitos ainda não confiam totalmente nessas coisas modernas. Preferem a nota de papel preenchida à caneta, o bom e velho carnê e a venda no balcão.

O medo é compreensível. As coisas mudaram muito e rápido demais. Ficou difícil acompanhar tantas novidades no setor do comércio. Antes, uma bela vitrine e um atendimento bem feito mantinham a clientela. Hoje, fidelizar ficou tão difícil quanto se diferenciar num mar de concorrentes, físicos e virtuais.

O cenário pode ser um pouco assustador, mas o comerciante que decide abandonar a resistência e se interar de tudo o que a tecnologia oferece, pode ver seu negócio se transformar.

A tecnologia ajuda o comerciante a descobrir novos ramos de atuação, a expandir os negócios, a crescer sem ter que construir novas lojas e a conquistar clientes que jamais chegariam até seu produto ou serviço se fossem de carro ou bicicleta.

E se antes tudo o que envolvia tecnologia parecia complexo demais, com muitas pastas, botões e labirintos, atualmente as coisas estão mais descomplicadas e intuitivas. Não só isso: também estão mais flexíveis, sendo possível ajustar qualquer ferramenta a micro e pequenos comércios.

Quer saber que recursos podem mudar os seus negócios? Então veja o que a Faciap preparou para você, comerciante, que quer sair do analógico e partir de uma vez para a Era Digital.

Adeus nota de papel

Quem não lembra do bloquinho fiscal preenchido à mão em cima do balcão? Pois é, ela foi atualizada. Hoje, emitir notas de maneira eletrônica se tornou obrigatório e há um jeito fácil da sua empresa fazer isso. Ferramentas como o NOTAFAZ, um sistema emissor completo, ajudam o comerciante a ganhar tempo e a economizar. O NOTAFAZ é usado por mais de 3 mil empresas em todo o Paraná. Se quiser entender melhor como ele funciona, é só clicar neste link.

Poste, interaja, influencie

Não tem volta, as redes sociais mudaram a maneira de o consumidor chegar às lojas e marcas que mais gosta. Pois é, mídias como Facebook e Instagram atraem novos clientes, facilitam a interação com quem compra na sua empresa e até dão a você a oportunidade de criar um jeito mais divertido e interessante de conversar com seus seguidores para provocar engajamento. Assim, esses clientes se tornam fãs, que divulgam a sua empresa de maneira espontânea. Para a estratégia funcionar, é importante conhecer quem é o seu público e identificar quais as redes sociais que ele utiliza. Não esqueça de analisar o que a concorrência tem adotado como estratégias na mídia. Também vale verificar se alguém da sua equipe tem conhecimento sobre marketing digital. Se não, converse com um profissional especializado para pegar dicas a respeito de como administrar as redes sociais da sua marca.  

Organize a sua agenda

Organização é um ponto importante na vida de todo comerciante, não é mesmo? Então não dá para perder tempo por causa de uma agenda bagunçada. Existem várias ferramentas que lidam com este desafio, mas a agenda do Google é uma ótima saída para quem não quer depender de instalação de nenhum aplicativo. Comerciantes podem colocar suas anotações e listas de tarefas diretamente na agenda do celular ou do computador. Para começar a usar basta fazer login com sua conta do Gmail. A agenda virtual também envia lembretes, para que você não perca nenhum compromisso.

WhatsApp Business 

Quase todo mundo tem, mas muitos comerciantes ainda não aprenderam a usar o WhatsApp para se comunicar com sua equipe e clientes. Adotar a versão Business do  aplicativo como ferramenta corporativa de comunicação rápida é uma ótima opção. Para que tudo funcione como esperado, é preciso ter alguns cuidados como definir um horário para responder às mensagens, enviar mensagens apenas para quem autorizou receber seus conteúdos, em caso de uso de grupos, informe que tipos de assuntos serão abordados e em quais horários.

Promoções organizadas sem trabalho nenhum

Lembra o trabalhão que dava organizar uma promoção de Dia dos Pais ou de Natal, aquelas em que os clientes que comprassem no seu comércio concorreriam a prêmios? Fora o cumprimento das regras para legalizar a promoção, a infinidade de cupons acumulados, o dinheiro gasto com a criação da identidade visual da campanha. Pois é, a tecnologia também descomplicou as campanhas e promoções. Por meio de ferramentas como o PROMOAQUI, é possível gerenciar sorteios e promoções com mais segurança e praticidade, tudo dentro da lei e homologado pelo governo federal. O PROMOAQUI resolve tudo para o comerciante, inclusive a parte jurídica e a campanha de marketing. Quer conhecer mais? Clique aqui.

Desenvolvido por:

Desenvolvido por: